Conheça a história do Gmail, o email do Google

Um dos servidores de e-mail mais famosos da atualidade, o Gmail tem se mostrado não somente popular, mas muito eficaz quando assunto é a troca de mensagens eletrônicas de maneira rápida e segura.

Não é por menos, o serviço é oferecido pelo Google, uma das maiores e melhores empresas especializadas em tecnologia do mundo, e desde seu lançamento, em 2004, já me mostrava um serviço promissor que dominaria grande parte do serviço de correio eletrônico mundial.

Grande começo

O Gmail já surgiu como um servidor de e-mail muito superior aos que existiam na época. A começar pelos serviços e tecnologias utilizados para acelerar a troca de mensagens, enquanto os seus concorrentes que utilizavam plataformas mais defasadas, que acabam fazendo com que um simples clique resultasse em momentos de espera.

Grande começo

Outro fator surpreendente do Gmail em seu lançamento foi  espaço destinado ao armazenamento de mensagens. Enquanto muitos servidores trabalhavam com megabytes, o Gmail chegou oferecendo, de cara, 1GB.  Isso em 2004 era muito espaço e já despertou o interesse de milhares de novos usuários em potencial.

Poucos usuários

Se comparado aos números de hoje o lançamento do Gmail foi algo bem modesto no quesito alcance de usuários. Primeiro foram selecionado somente mil pessoas que utilizariam o serviço para um “teste”. Esses usuários eram pessoas importantes no mundo da comunicação e tecnologia e foram convidadas a criar uma conta no Google.

Poucos usuários

Posteriormente, após um período, essas pessoas seriam liberadas para convidar outros novos usuários. Criando assim o famoso sistema que só possibilitaria o ingresso de novos usuários que tivessem sidos convidados.

Isso ajudou o Gmail a se tornar um servidor de e-mail muito mais desejado, pois deu ares de exclusividade aos seus usuários.

Porém essa tática – a de distribuição de convites para criação de contas – foi adotada somente porque o Google ainda não conseguiria atender grandes demandas e precisava testar seu serviço antes de atender um grande público.

Vendas de convites

O problema é que com tanta exclusividade, o Google acabou criando – involuntariamente – um mercado negro de venda de convites, que eram comercializados por preços absurdos. Para acabar com o problema o Google aumentou a demanda de convites nos meses que se seguiram.

Um produto do dia da mentira

Uma curiosidade do lançamento do Gmail, é que o Google decidiu que o dia 1º de abril seria uma boa data para o anuncimento do servidor de e-mail. Apesar da credibilidade da empresa, a data causou certo alvoroço, pois é mundialmente conhecida como o “Dia da Mentira”.

5 anos de teste

Outro fato curioso da história do Gmail é que suas versões de testes duraram 5 anos (de 2004 até 2009). Foram 5 anos de testes e atualização, até que em 7 de julho de 2009 o período de testes foi encerrado.

Gmail aqui não

Além do período de testes Gmail teve que lidar com outros problemas antes de ser liberado em alguns países, como a Alemanha, o Reino Unido e a Rússia, por exemplo.  Esses países já possuíam marcas registradas como Gmail, o que fez o a empresa adotar o “Google Mail” como uma opção de nome para o produto, antes de conseguir comprar os direitos sobre o nome.

Testes Gmail

– Cresceu e não parou mais. Desde  seu lançamento em 2004, o Gmail não tem parado de crescer. A empresa passou de mil para um bilhão de usuários ativos em pouco mais de 10 anos e não demonstra sinais de cansaço, oferecendo não somente o melhor quando o assunto é troca de mensagens eletrônicas, como também em opções de integração com outras plataformas e serviços oferecidos pela empresa.

Conheça a história do Gmail, o email do Google
Avalie este artigo!

Deixe um comentário